quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dica de Leitura: Teoria e Prática na Pedagogia Hospitalar: Novos Cenários, Novos Desafios

Dica de leitura para profissionais, especialmente da educação, envolvidos com crianças e adolescentes hospitalizados. O livro conta com um artigo da professora Raquel Pasternak Glitz Kowalski (A Importância das Interfaces nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Crianças Hospitalizadas), minha colega de trabalho no TECPUCPR.

Sinopse

A obra "Teoria e Prática na Pedagogia Hospitalar: Novos Cenários, Novos Desafios" apresenta a contribuição de relevantes pesquisadores na área da hospitalização escolarizada. Os temas aqui abordados advêm da pesquisa e reflexão de práticas com escolares hospitalizados em diferentes contextos do país, como também abordam um novo espaço temporal diferenciado, em que as condições de aprendizagem fogem à rotina escolar, pois o aluno é uma criança ou um adolescente hospitalizado. Resgata olhares à condição de aprendizagem, em situação que difere do cotidiano de uma escola formal, porque requer visão mais ampla do profissional, demandando práticas pedagógicas que superem a ortodoxia dos processos atuais. Leva a refletir sobre a estruturação de uma pedagogia hospitalar, a qual necessita desenvolver uma ação docente que provoque o encontro entre a educação e a saúde. Ainda evidencia aspectos respectivos à atuação, a qual não pode visar como ponto principal o resgate da escolaridade, mas o atendimento do escolar hospitalizado que demanda atendimento pedagógico. Para tanto, é emergente refletir que o educador necessita estar de posse de habilidades que o tornem capaz de repensar suas ações pedagógicas e possa oferecer uma atuação sustentada pelas necessidades e peculiaridades de cada escolar hospitalizado. Seu papel principal não será o de resgatar a escolaridade, mas de transformar essas duas realidades, fazendo fluir sistemas que as aproximem e as integrem. Com isso, esta obra convida educadores e demais profissionais, direta ou indiretamente envolvidos com crianças e adolescentes hospitalizados, a redimensionarem seus olhares, suas ações e reflexões que integram educação e saúde.

Teoria e Prática na Pedagogia Hospitalar: Novos Cenários, Novos Desafios: Organizado por Elizete Lúcia Moreira Matos e Patrícia Lupion Torres. Curitiba: Editora Champagnat, 2010.

Compre no link: Editora Champagnat

Nenhum comentário: